terça-feira, 29 de janeiro de 2013

IDENTIDADE E VALORES DA VIDA FRANCISCANO-CAPUCHINHA: CONTEXTUALIZAÇÃO, ELEMENTOS HISTÓRICOS E FONTES.

No dia 29 de janeiro de 2013, Frei Odair Verussa continuou a sua explanação sobre o tema da  “Identidade e valores da vida franciscano-capuchinha: Contextualização, elementos históricos e fontes”.  Encerrando a sua participação no curso, frei Odair, apresentou alguns valores fundamentais da identidade capuchinha que devem ser resgatados, que são:

 - Vida de Oração – especialmente a oração mental e contemplativa.
 - Espírito de minoridade – pobreza radical pessoal e comunitária, austeridade de vida e penitencia alegre.
 - Fraternidade cordial entre nós - e aberta para fora, para os pobres, os pequenos: o capuchinho na história foi sempre mestre das relações com todas as classes sociais, conservando a própria identidade, também nos sinais externos.
 - Dinamismo apostólico - evangelização e espírito de serviço;


 - Uso do hábito – O nosso hábito, recebido na vestição ou na primeira profissão, é a veste distinta na Ordem. Seu uso precisa se ater aos critérios da pluriformidade.

Todos os irmãos foram chamados a partilhar as suas experiências pessoais e provinciais sobre quais elementos do carisma capuchinho estão presentes em nossa casas e pastorais. Uma outra questão foi como resgatar alguns valores que estão enfraquecidos na vivencia pessoal e como propormos aos demais irmãos da ordem e aos jovens que tem o desejo de ser um Frade Menor Capuchinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário